Candidato

Olá candidato... Veja abaixo algumas informações importantes.

PRÉ-REQUISITOS

Trabalhar a bordo de um navio de cruzeiro é uma experiência fascinante e enriquecedora, porém há alguns pré-requisitos a serem preenchidos por parte de quem quer embarcar. 

As companhias contratantes prezam por características interpessoais, como simpatia, destreza, bom-humor, tolerância cultural, vontade de aprender e muita disposição para trabalhar.

Além disso, são necessários alguns pré-requisitos como:  

- Maior de 18 anos (para companhias americanas, maior de 21 anos)

- Inglês pelo menos nível Intermediário (para algumas funções e companhias deve-se ter inglês fluente) 

- Conhecimento na área pretendida 

Esses são os requisitos mínimos observados, que estão ligados diretamente a posição a qual gostaria de aplicar. Algumas das posições mais procuradas tem a categoria “staff” a bordo e normalmente possuem pré-requisitos mais rigorosos. Isso se dá não somente pelo caráter técnico de algumas posições, mas principalmente pela grande concorrência que despertam frente a um número reduzido de oferta de postos. 

No rol de posições “staff” estão vagas como Recreação, Fotógrafos, Vendas, Áreas Administrativas, Recepção, Excursão e Sport Staff. São posições as quais são necessárias uma boa experiência prévia na área, domínios de outros idiomas além do inglês fluente e espanhol. Para algumas posições, há ainda a obrigatoriedade de uma formação acadêmica.  

Na seção Vagas você encontrará mais informações específicas sobre cada oportunidade.

PROCESSO SELETIVO

O candidato deverá entrar em contato com uma AGÊNCIA DE RECRUTAMENTO de sua confiança e começar um processo que geralmente são realizados em duas etapas, são elas: pré-seleção com a agência de recrutamento escolhida e entrevista final com a companhia de cruzeiros.

Após a aprovação na entrevista final, o candidato terá que fazer os cursos obrigatórios para embarque, onde poderá contar com toda a estrutura e experiência da Seman Náutica para isso.

Entre em contato conosco e reserve sua vaga na próxima turma, clique aqui.

VIDA A BORDO

Luxo, glamour e conforto. Uau! Trabalhar a bordo de um navio de cruzeiro realmente é fascinante, certo? Certo. Sem dúvida é uma experiência única na vida de um jovem. Mas por outros motivos. Todo luxo, glamour e conforto são destinados aos passageiros, que pagam para ser servidos e desfrutar de toda comodidade oferecida a bordo.

Os tripulantes recebem para trabalhar e oferecer aos passageiros um serviço de excelência. É realmente uma oportunidade sem igual, em que recebem um bom salário (pago em dólares), adquirem experiência internacional, têm contato com novas tendências, praticamente não possuem despesas (pois não há custo com moradia, luz, água e seguro saúde, tudo custeado pela companhia), além é claro de conhecerem dezenas de países que dificilmente teriam a chance de visitar.

Trabalhar em um navio pode ser o início de uma carreira bem-sucedida. Infelizmente no Brasil o desemprego ainda afeta muitos jovens, que não conseguem emprego justamente pela falta de experiências anteriores. O trabalho a bordo pode proporcionar essa experiência. Além do que a bagagem cultural e a maturidade adquirida são valores que os jovens carregam para a vida toda.  A própria carreira a bordo também é uma ótima opção. A companhia estimula que seus tripulantes permaneçam trabalhando a bordo por muitos anos. Há plano de carreira, com promoções de acordo com o desempenho.

A princípio, pode parecer o emprego dos sonhos, trabalhar fora do País com pessoas de várias nacionalidades, receber um salário duas vezes maior do que no Brasil e praticamente não ter despesas. Tudo isso com um belo por de sol no horizonte ou uma praia paradisíaca ao fundo.

Mas trabalhar em um navio de cruzeiro não é só isso e antes de embarcar os tripulantes devem ter consciência de que terão pela frente muito trabalho.

A carga horária é em média de 12 horas por dia. Também é preciso ser culturalmente flexível, pois em um navio possuem mais de 80 nacionalidades diferentes, cada qual com seus próprios costumes e hábitos. As regras a bordo são rígidas e o descumprimento delas pode ocasionar demissão. Mesmo assim, fique tranquilo (a). Por nossa experiência, a maioria dos tripulantes que embarca diz ter gostado da experiência e grande parte deles, quando desembarcam, sente falta da vida que levavam a bordo e acabam retornando motivados pela saudade ou falta de oportunidades no país.

Trabalhar a bordo de um navio é uma viagem incrível e uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro e experiência, mas lembrem-se: é um trabalho e não uma viagem de férias. Pense bem antes de iniciar seu processo de seleção.